O console PlayStation é sem dúvida um dos consoles mais importantes do mundo.O console PlayStation é sem dúvida um dos consoles mais importantes do mundo.

Embora seja um videogame, ainda traz grande inovação e se tornou um passatempo até hoje. O Playstation 1 foi lançado há cerca de 20 anos e, em 1994, o primeiro modelo foi extraordinário na história do jogo.

Agora, alguns meses antes do lançamento do PlayStation 5, os jogadores estão ansiosos por esta notícia.

O engenheiro da Sony, Mark Cerny, confirmou algumas inovações garantidas.

Através desta operação, listaremos algumas especificações do novo console e relembraremos o histórico de todas as suas versões antigas. Inicialmente, a Sony Computer Entertainment lançou o primeiro PlayStation em 1994.

Desta forma, o console de jogos de 32 bits deixou seu próprio legado quando a empresa entrou no mundo dos jogos.

A principal inovação é o uso de CDs no jogo e o abandono das fitas cassete.

O videogame não entrou oficialmente nos países ocidentais até 1995 e foi produzido até 2005, quando o foco estava na versão de 64 bits.

O PlayStation 2 foi lançado em 2000 e já alcançou grande sucesso. Sua ampla distribuição de jogos garante que o PS2 esteja à frente de seus concorrentes Dreamcast (Sega) e GameCube (Nintendo).

Na verdade, o console está vendendo 100 milhões de unidades mais rápido do que qualquer outro produto na história. O sucesso foi tão grande que não conseguiu o mesmo feito após o PlayStation 3 (lançado em 2006).

A Sony achou difícil enfrentar os concorrentes Xbox 360 (Microsoft) e Wii (Nintendo). Somente em 2013 a famosa marca Sony lançou o PlayStation 4, que é considerado a última geração de produtos.

A nova plataforma recuperou a confiança de jogadores e críticos no desenvolvimento gráfico e desenvolvimento de serviços online.

Diante desse crescimento na indústria de games, no início dos anos 1990, a Nintendo decidiu buscar a Sony para firmar parceria com ela.

Porém, quando o fabricante do Super Nintendo ainda insiste em usar esse cartucho, a Sony espera apostar seu chip no CD. Desta forma, a parceria acabou. A Nintendo então começou a desenvolver o Nintendo64.

Por outro lado, a Sony espera entrar na batalha do mercado de jogos por meio de seu próprio console de jogos.

O primeiro PlayStation foi lançado oficialmente no Japão em dezembro de 1994. Apenas um ano depois, ele apareceu no mercado ocidental, entrando na loja um ano antes de seu principal concorrente, o N64.

Embora seu primeiro lançamento não tenha atraído muita atenção, as vendas não começaram a aumentar até que superaram todas as expectativas na direção da Sony.

A principal novidade é a introdução do cartão de memória e controles Dual Stick. Embora a memória seja bem conhecida, do ponto de vista do jogador médio, esta é a primeira vez que ela ganhou espaço e se tornou essencial.

O Dual Stick é revolucionário no campo do controle, portanto, ainda hoje, pode inspirar o design dos concorrentes.

O PlayStation 2 foi lançado no final de 2000 e prometia realizar uma grande revolução nos produtos do PSone.

Além disso, oferece as condições para começar a reproduzir DVD na era online no console. Depois de ocupar a posição de liderança de todo o mercado com o PSone, a Sony tem a responsabilidade de garantir sua posição em vendas. Por isso, para a nova geração de 128 bits, tem investido em produtos exclusivos como Final Fantasy, Tomb Raider e Gran Turismo.

No Brasil, devido à enorme pirataria, um dos principais motivos da popularidade do PS2 não vem das lojas, e o mercado alternativo vive uma verdadeira era de ouro dos games.

Esses produtos têm preços moderados, variando de 10 a 5 rúpias.

O mesmo aconteceu em outros mercados emergentes, como México, Índia e China, mas este não é o único motivo do sucesso global do PS2.

Seu prestígio é tão grande que possui a maior biblioteca de jogos da história dos consoles, tendo encerrado a produção 13 anos após seu lançamento.

O nome do PS2 está escrito no “Guinness Book of World”. É o console de videogame mais vendido da história do jogo, com mais de 150 milhões de unidades vendidas em todo o mundo.

Com o estabelecimento da PlayStation Network (PSN), a grande inovação do PlayStation 3 foi lançada em 2006.

Esta é a primeira oportunidade para o console ver uma plataforma online gratuita de graça.

Além disso, finalmente adotou o sistema Blu-ray, que desempenhava as funções típicas dos aparelhos multimídia da época.

Isso o torna o console de jogos mais vendido desta geração, com um preço médio de US $ 400 no lançamento. Como o PS2, o foco principal do PS3 são os jogos exclusivos.

Para poder entrar com força no mercado e competir com o Xbox 360, a Sony garantiu jogos como God of War 3, Killzone, Uncharted, Final Fantasy, Heavy Rain e Infamous.

Portanto, embora não haja garantia de uma posição de liderança nos mercados americano e japonês, o PS3 se tornou o console de jogos mais vendido do mundo.

Nos Estados Unidos, o console fica atrás do Xbox 360 e do Wii, e no Japão, fica atrás apenas do Wii. Tudo isso se deve às dificuldades que a Sony encontrou no controle de movimento.

O PS Move não é tão proeminente quanto os controles do Wii e a tecnologia Kinect da Microsoft.

O PlayStation 4 foi lançado na loja em 2013, e o videogame introduziu um recurso multitarefa que permite a configuração de funções sem interromper o jogo e proporciona uma navegação mais rápida e acessível.

Como o PS3, ele também usa Blu-ray, mas permite que os jogos sejam armazenados em HD. Com sua capacidade total de armazenamento de 500 GB, os jogadores podem obter jogos online através da PlayStation Store e acessar os jogos diretamente do disco rígido HD sem a necessidade de discos ópticos.

Um recurso inovador fornecido pelo PS4 é o botão “Compartilhar”, que pode compartilhar vídeos e imagens de jogos diretamente do controle através da Internet. PlayStation 5 (PS5) O PlayStation 5 tem armazenamento SSD com capacidade de até 825 GB, que deve ser 100 vezes mais rápido do que o HD de 500 GB do Play 4 anterior.

Além disso, a CPU Zen 2 da AMD pode fornecer frequências de até 3,6 GHz, e seu processador gráfico 10,29 Teraflops (a 2,23 GHz) oferece recursos de produção visual um pouco mais baixos do que o Xbox Series X.

Seu principal concorrente está equipado com cerca de 12 TFLOPs. De acordo com a Sony, uma GPU menor e mais eficiente pode significar uma GPU mais ágil.

Estima-se que o núcleo gráfico do PS5 será capaz de fornecer desempenho superior ao número de Teraflops, e o número de Teraflops não inclui todas as funções do GPU.

O fabricante mencionou que o novo console de jogos pode lidar com imagens de jogos com a mesma qualidade de desempenho em qualquer lugar, independentemente da temperatura do local, sem reduzir a taxa de quadros do jogo. “O desempenho é considerado diferente porque ‘Terralops’ foi predeterminado como o poder de computação do vetor ALU.

“Isso é apenas parte da GPU. Quando a frequência da GPU é mais alta, essas outras funções também rodam mais rápido”, disse Cerny. “A frequência aumentou 33%, a agilidade aumentou cerca de 33%, a velocidade de processamento do buffer de comando é mais rápida e os caches L1 e L2 têm maior largura de banda.”